Batik Javanês Tjaps

BATIK  JAVANÊS TJAP

 

Na Indonésia o  Batik Tjap ou impresso é feito pelos homens que produzem nas companhias industriais e exportam tecidos para todo o mundo.
Este é um sistema produtivo, que permite fazer tecidos de grandes dimensões tanto em algodão, quanto em seda. Aprendi a estampar com os experientes artistas de Bali durante a viagem Arts and Crafts Indonésia & Tailândia em 2015. São eles mesmos que fazem os tjaps, ferramentas de cobre com desenhos elaborados que tem encaixes precisos como um rapport de estamparia. Com cada Tjap é possível fazer diversos arranjos em estampas corridas, barrados e desenhos localizados. 
Com a combinação de vários carimbos juntos chega-se a resultados muito bonitos e a aplicação de duas tinturas completa a beleza do resultado fina

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Durante este curso você estará explorando várias possibilidades e fazendo trabalhos com duas tinturas sobrepostas, sobre tecidos de algodão, usando os Tjaps originais da Indonésia e carimbos de madeira e borracha

 

Duração uma diária das 10 às 17 h.

Inclui o uso de corantes profissionais, cera, produtos auxiliares, fixadores e equipamentos, menos os tecidos que você poderá trazer ou comprar na loja do atelier.

Apresentação: Curso presencial com mínimo de três pessoas, ou agendamento individual.

 

Sendo o Batik uma técnica de arte que se desenvolve com a prática, para fazer projetos mais complexos pode ser necessário aumentar o número de sessões, que poderão ser agendados a seguir.

Siga-nos por Facebook