Susana Uribarri

Especialista Viagens de Conhecimento

Sobre Susana Uribarri

 

Nascida na Argentina, Susana é artista plástica, designer têxtil, professora  de estamparia artesanal e consultora na área de

desenvolvimento de produtos têxteis para coleções de moda e decoração.  

Suas pesquisas com tintura de tecidos começaram na adolescência quando estudou e produziu Tie-dye, Adirés, Batik Africano e Batik Javanês.

Praticante de meditação, Susana chegou por experiência própria a uma das técnicas que é suporte de meditação na cultura indonésia: O Batik.

 

Morando no Brasil desde 1981,  estudou desenho publicitário e logo estreou sua primeira exposição, de Batik artistico “Brasil, entre o Passado e a realidade” de 1983

Participou do Movimento Art Wear  de 1985 a 1995 quando introduziu o uso de seda a sua produção artística.

Nesse período fez a Exposição Individual “As Faces da Terra” na galeria Paradox e “Lembranças do Livro de Magia” no recém inaugurado SESC Pompeia.

Em 1996 seus trabalhos foram expostos no Museu de Rundertarn e Museu do traje de Lisboa, na mostra coletiva, “Um Panorama da Arte Têxtil Brasileria”

Há 25 anos, em 1991 abre seu atelier em São Paulo que logo se torna referência entre profissionais da arte, moda e decoração.

Desde 2010 trabalha, leciona e tem seu Atelier na zona rural de Ibiúna, onde transmite os saberes ancestrais de povos que souberam manter suas tradições, num ambiente introspectivo e vivencial. Para ela, o resultado pictórico não é exatamente uma meta, senão o que se passa durante o processo de criação, e como se chegou ao resultado final. A reflexão e a consciência sobre o fazer e os processos criativos. Quem frequenta seus cursos são alunos formados nas principais faculdades de Moda do Brasil, arquitetos, design de interiores, decoradores,  artistas gráficos, artistas plásticos, design de estamparia digital, arte educadores, arte terapeutas, gestores de moda e proprietários de grifes de moda e acessórios. Entre seus clientes, encontram-se as marcas Ellus, Gilda Midani, La Tigresse, Shoulder, Alexander Hercovich.

É colaboradora de editoriais de moda, estilo e comportamento de Vida Simples, Bons Fluidos, e Meditação. Seus trabalhos já foram publicados  nas revistas Claudia, Casa Claudia, Marie Claire, ELLE, Casa e Jardim, e Make. Participou de  várias reportagens e programas de TV.

 

Em seu acervo Susana Uribarri  reúne peças em seda que caracterizam diversos momentos de seu trabalho como designer e artista têxtil. A principal técnica utilizada é o Batik, sua técnica mãe, sua mestra, onde mergulha para trazer o mais profundo do ser. O resultado é um conjunto de obras bastante surpreendente que revelam o processo histórico da estamparia e tinturaria têxtil desde a pré-história até os dias de hoje, quando estes processos tornaram-se tendência de moda.

  • Facebook - Black Circle

Principais Exposições Individuais:

Em 1999  “Espécies” em seu Espaço e no Teatro Español de Buenos Aires

Em 2001 “Os Caminhos da Água”  - Livraria Spiro  São Paulo

Em 2008 “A Força dos Símbolos” – Livraria Arjuna São Paulo

Em 2009 “O Fio no Tempo” – IQ Galery Espaço Chakras em São Paulo

 

Estudos Arte Sagrada e Meditação:

A partir de 1998 começa seus estudos e práticas de meditação.

Desde 2001 participa de retiros e iniciações orientados por seu Lama butanês Khenpo Khenrab Wangchuk.

Participou de seminários com SS. Dalai Lama, SS Karmapa , Bardor Tulku Rinpoche, Khenpo Katar, Geshe Lakdor, Sogyal Rinpoche,

Sakya Trinzin, Sonzar Khyentse Rinpoche e Mingyur Rinpoche.

A partir de 2001 inicia seus estudos de Pintura Sagrada Tibetana, com a professora e restauradora italiana Muriella Collajácomo Málaga.

Em 2006 retiro de dez dias de Pintura de tangkhas, proporções sagradas e corantes naturais da Arte Sacra tibetana com o mestre,

pintor e ilustrador americano Glen Eddy.

Em 2008 participou das pinturas dos templos do budismo tibetano “Caminho do Meio” em Viamão, RS e do Templo “Odsal Ling” 

em Cotia SP onde estudou Arte Sacra tradicional com o artista tibetano Ogen Shak.

Atualmente colabora com as pinturas do Mosteiro Sakya de Cabreúva SP.

 

Viagens de Conhecimento:

Em 2008 Acompanha como especialista a viagem de conhecimento “Arte Sagrada Tibetana, na India e Nepal”

Em 2011 Acompanha como especialista a viagem de conhecimento “A Arte do Rajasthan”

Em 2013 Acompanha como especialista a viagem de conhecimento “Arts and Crafts India & Nepal”

Em 2014 Acompanha como especialista a viagem de conhecimento “Arts and Crafts India & Nepal II”

Em 2015 Acompanha como especialista a viagem de conhecimento “Arts and Crafts Indonésia & Tailandia”

Projeto atual 2016 Especialista na viagem de conhecimento “Artes e Filosofias da India e Nepal”