Indonésia

Java e Bali

Saída 09 de Abril de 2018 ao 29 de Abril 2018. 

A Indonésia é um país insular, formado por 13.000 ilhas esparsas em diagonal que dividem as águas do Ocêano Indico e o Ocêano Pacífico, geográficamente disposta entre a Malássia, a Papua Nova Guiné e a Austrália... Recebe influencias por água e por terra de povos tanto próximos, quanto distantes, pois ao longo da história até sua independência em 1945, sofreu invassões hinduístas, e quase em seguida, teve a entrada da filosofia Budista trazida pela força de grandes mestres da indo-china que traduziram para o Pali os sutras hinayana oriundos dos primeiros ensinamentos dados pelo Budha em Sarnath, próximo de Varanasi. Eles trouxeram os ventos de uma era de harmonia e sabedoria que dura até hoje. Do Budismo, o templo mais sagrado que visitaremos é Borobudur, em Java, uma imensa mandala com nove andares e mais de 500 estupas, com mais de mil estátuas de Buda esculpidos em pedra vulcánica e pedra de rio... Do hinduísmo visitaremos Tirta Empul ou templo das Águas e templos de Gunung  Kawi, encravados na rocha... E no mar, esculpido pelas marés, visitaremos Tanath Loth, o templo mais emblemático de Bali. Além dessas duas grandes e evidentes influencias filosóficas, que fazem da Indonésia uma extensão de India, também há sultanatos islâmicos em Java, onde a influencia muçulmana prevalece.

Como se fosse pouco, as etnias autóctones, como os papuas, praticam ainda seus cultos animistas aos antepassados, a deidades locais, a inúmeros demônios e celebram  danças e pujas inspirados no épico hindu Ramayana que trata da saga de Rama para resgatar sua esposa, Sita que fora capturada por um demônio com várias cabeças, e mantida numa ilha...

O sincretismo destas influencias filosóficas, étnicas e geopolíticas, está presente em tudo que veremos, mas é na arte que salta aos olhos! 
A arte e os crafts da Indonésia, são muito expressivos, incomparáveis em qualidade, e variados em seus materiais.  Tem riquezas culturais preservadas por tradição oral, em madeira, pedra, metais, joias, esculturas,
mobiliário e principalmente têxteis, tecelagem, estamparia e tinturaria. Dentro da arte têxtil o mais representativo, é o Batik, que ganhou seu nome em Java, há mais de 2000 anos, apreciado por turistas e especialistas. 
Neste itinerário, visitaremos atelieres de artistas famosos do Batik e aldeias produtoras, onde será possível conhecer e comprar peças maravilhosas de batik, e ikat !
Mas o ponto alto desta viagem de conhecimento é que faremos dois work shops de Batik! Um deles, em Java e outro em Bali , em duas conhecidas escolas, junto com artistas de grande experiencia! 
Vivenciar a habilidade do fazer destes artistas, e ainda poder apreender com eles é sem dúvida uma oportunidade rara e inesquecível. 

 

Anos de leitura, estudo, livros ou disciplinas de faculdade não seriam suficientes para nos proporcionar esse conhecimento direto e vivencial. É tudo que amamos fazer! Vamos junto!
Ficaremos felizes de contar com sua companhia!

  • Facebook - Black Circle