Os Cinco Padrões do Tie-Dye

ADIRÉ AFRICANO, TIE-DYE  
  
Os processos de ADIRÉ AFRICANO (Tie-dye), são métodos muito antigos de produzir padrões nos tecidos à partir de áreas expostas à tintura, e áreas reservadas. 
A manipulação física dos tecidos, através de torções, dobras, amarrações e costuras impedem que o corante atinja certas áreas, e revela formas e padrões especiais.
Podem-se produzir listras, círculos, quadrados, lozangos, texturas amassadas, rajados,  e desenhos misteriosos!
Aspectos químicos como concentração do corante, tempo de imersão, temperatura e ph aliados ao acaso,  contribuem para que surpresas incríveis nos encham de espectativa e alegria!
O acréscimo cultural de povos visitados por mercadores de tecidos oriundos da África no Caminho das Especiarias, 
até o Rajasthan, na Índia, continuando pela Rota da Seda, foram sofisticando os processos.
No Japão, a cultura zen produziu os maravilhosos métodos Itashime, Arashi e Shibori que durante o período Edo estamparam o luxo das vestes de Xoguns e Samurais, através das mãos de mulheres que esperavam seus maridos voltarem de guerras sangrentas. 

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Paciencia, devoção e virtuosismo são impressos em enormes kimonos de linho e seda.
Mesmo datados da idade do bronze, estes processos,  tem sido objeto de estudos e editoriais de moda e cultura, onde fazem parte visível das tendências contemporâneas modernas. 

Pelo fato de o Adiré Tie-dye poder ser feito em quase todos os tecidos, tanto naturais como algodão, malhas, viscose, e seda; mistos como a visco e o cotton-lycra, quanto nos sintéticos como a lycra e poliamida, há uma infinidade de produtos para serem desenvolvidos tanto para moda, quanto para decoração.  

 

Programa: 
Primeiro Módulo.  
Técnicas de tintura em degradée com uma e duas cores. 
Padrões conseguidos a partir de amassados e torções. Técnicas com dobras.

Segundo Módulo. 
Tie-dye com dobras diferentes, à duas cores 
Técnicas com amarrações  em listras e círculos.

Inclui uso de corantes profissionais, importados, produtos auxiliares, fixadores e equipamentos, menos os tecidos que você poderá trazer ou comprar no atelier a preços de fábrica. É necessário ter experiencia em tinturaria.

Duração 2 módulos de 4 h.
Crianças à partir de 10 anos podem participar. 

Siga-nos por Facebook