Os Cinco Padrões do Tie-Dye
ADIRÉ AFRICANO, TIE-DYE
Os processos de ADIRÉ AFRICANO (Tie-dye), são métodos muito antigos de produzir padrões nos tecidos à partir de áreas expostas à tintura, e áreas reservadas.
A manipulação física dos tecidos, através de torções, dobras, amarrações e costuras impedem que o corante atinja certas áreas, e revela formas e padrões especiais.
Podem-se produzir listras, círculos, quadrados, lozangos, texturas amassadas, rajados, e desenhos misteriosos!
Aspectos químicos como concentração do corante, tempo de imersão, temperatura e ph aliados ao acaso, contribuem para que surpresas incríveis nos encham de espectativa e alegria!
O acréscimo cultural de povos visitados por mercadores de tecidos oriundos da África no Caminho das Especiarias,
até o Rajasthan, na Índia, continuando pela Rota da Seda, foram sofisticando os processos.
No Japão, a cultura zen produziu os maravilhosos métodos Itashime, Arashi e Shibori que durante o período Edo estamparam o luxo das vestes de Xoguns e Samurais, através das mãos de mulheres que esperavam seus maridos voltarem de guerras sangrentas.
Paciencia, devoção e virtuosismo são impressos em enormes kimonos de linho e seda.
Mesmo datados da idade do bronze, estes processos, tem sido objeto de estudos e editoriais de moda e cultura, onde fazem parte visível das tendências contemporâneas modernas.
Pelo fato de o Adiré Tie-dye poder ser feito em quase todos os tecidos, tanto naturais como algodão, malhas, viscose, e seda; mistos como a visco e o cotton-lycra, quanto nos sintéticos como a lycra e poliamida, há uma infinidade de produtos para serem desenvolvidos tanto para moda, quanto para decoração.
Programa:
Primeiro Módulo.
Técnicas de tintura em degradée com uma e duas cores.
Padrões conseguidos a partir de amassados e torções. Técnicas com dobras.
Segundo Módulo.
Tie-dye com dobras diferentes, à duas cores
Técnicas com amarrações em listras e círculos.
Inclui uso de corantes profissionais, importados, produtos auxiliares, fixadores e equipamentos, menos os tecidos que você poderá trazer ou comprar no atelier a preços de fábrica. É necessário ter experiencia em tinturaria.
Duração 2 módulos de 4 h.
Crianças à partir de 10 anos podem participar.