Processos de Tintura.

Processos de Tintura

Tingir é um processo químico, que se realiza completamente quando o corante presente no banho de tintura se relaciona com o componente principal das fibras que compõem os tecidos, até colori-las.
Iniciamos o curso com noções básicas de tecnologia têxtil, estudo de identificação das fibras e sua classificação em naturais, mistas e sintéticas para poder trabalhar com os corantes adequados para tingir cada uma delas.
Aspectos químicos como a pré sensibilização dos tecidos, concentração do corante, tempo de imersão, temperatura e ph da água, são pontos importantes. Trabalhar reduzindo os riscos de ocorrerem manchas e desbotamentos é necessário para um bom desempenho profissional.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Mas, uma vez que dominamos e compreendemos os processos de tintura, um universo se abre para conhecimentos profundos da cor, e para efeitos plásticos muito especiais, que nos permitem alçar vôo nas técnicas de Tie-dye, arashi, shibori e Itajime, chegando até o Batik. 
Todas estas modalidades técnicas a começar pela produção de cores manipuladas por fórmulas, precisam de uma boa experiência em tinturaria.

Durante o curso faremos os processos de tintura em diversos tipos de tecidos de base celulósica, proteica e mistos de fibras naturais.

Duração uma diária das 10 às 17 h..

Inclui  o uso de corantes profissionais, importados, produtos auxiliares, fixadores e equipamentos, menos os tecidos que você poderá trazer ou comprar na loja do atelier.

Siga-nos por Facebook