Arte da Escola Japonesa
Shibori
No Japão, sob influência da cultura zen, surgem os maravilhosos métodos Itajime, Arashi e Shibori que durante o período Edo estamparam o luxo das vestes de Xoguns e Samurais, através das mãos de mulheres que esperavam seus maridos voltarem de guerras sangrentas. Paciência, devoção e virtuosismo são impressos em enormes kimonos de seda.
As técnicas de Shibori, são formas sofisticadas de tie dye originárias da cultura japonesa que além de lindas e raras, são difíceis de copiar, pois são o resultado de várias manipulações combinadas, como dobras, amarração, prensagem de objetos e costuras, tornando o efeito final nobre e refinado.
A palavra Shibori, é um substantivo, que surge do verbo “shiboru” que em japonês quer dizer amassar, franzir ou retorcer. A técnica se shibori, designa vários movimentos, mas principalmente o uso de costuras, com as quais chega-se a padrões bastante precisos. Shibori mokume, ita e rasen são os nomes de alguns dos padrões conseguidos. O shibori permite contornar desenhos com costura, e com isso chega a resultados artísticos muito expressivos.
Neste curso apreenderemos o shibori, aplicado em lenço ou echarpe de seda pura, com duas cores.
Duração: uma diária das 10 às 17 h.
Inclui o uso de corantes profissionais, importados, produtos auxiliares, fixadores e equipamentos, menos os tecidos que você poderá trazer ou comprar na loja do atelier.
Crianças a partir de 10 anos podem participar.